Reconhecimento de vínculo trabalhista para PJ: Milhares de ações trabalhistas ficarão paralisadas até decisão do STF

O advogado especialista em direito trabalhista, Murilo Chaves, reitera que novos processos ainda poderão ser protocolados
Foto: Pedro Santos. 

Todos os processos que tramitam na Justiça sobre a pejotização estão suspensos até que o Supremo Tribunal Federal (STF) defina se vai autorizar a realização destes contratos empregatícios, sem os devidos encargos trabalhistas. A decisão foi tomada pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, nesta segunda-feira (14).  

O advogado especialista em Direito Trabalhista, Murilo Chaves explica que o magistrado optou pela suspensão dos processos que tratam sobre o vínculo de emprego e a licitude de contratos formalizados entre empresas com a Pessoa Jurídica (PJ) ou com os microempreendedores individuais (MEIs).

"As milhares de ações que tramitam na Justiça estão suspensas até que o STF defina, de uma vez por todas, qual é a competência de julgamento, se o STF vai autorizar ou não essas pejotização, se vai modular os efeitos e autorizar a pejotização, por exemplo, de parte dos contratos para algum tipo de profissional e se há casos que não são permitidos", explicou Murilo Chaves.

Até que seja definido, o advogado reitera que não há interpretação se há vínculo entre empregador e trabalhadora até a decisão. Segundo ele, novas ações até poderão ser protocoladas, porém todos os casos terão que aguardar a decisão, porque não haverá como recorrer enquanto o STF não tiver a sua interpretação sobre o tema. "Só depois da decisão é que nós vamos saber se há possibilidade de reconhecimento destes vínculos", explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo de Goiás inicia troca de ingressos para Arraiá do Bem 2025

BYD destaca política vanguardista do DF para veículos elétricos; Gilvan Máximo foi precursor dos incentivos no DF

Expulsão de cavaleiro nas Cavalhadas de Pirenópolis levanta debate sobre liberdade de expressão